A dor inflamatória das articulações se desenvolve quando uma cascata de citocinas inflamatórias ativa e sensibiliza as terminações nervosas periféricas. Ocorre em diversas doenças e pode aparecer ou piorar com o repouso e melhorar com o movimento, e o indivíduo pode apresentar dor noturna, ao acordar e dor acompanhada de rigidez pela manhã.
A dor inflamatória podem ser diferenciadas em somática ou visceral. Em geral, a dor somática é bem localizada, contínua e aumenta com a pressão da área acometida, e a dor visceral é de localização mais difusa e em muitas vezes referida a outra área.
Patologias que causam dor nas articulações:
*Artrite reumatoide
*Artrite anquilosante
*Reumatismo
*Espondilite anquilosante
*Artropatias
*contusões
*Lupus
*Tendinite
Como a fisioterapia age na dor inflamatória?
Além de tratar as causas, a fisioterapia também possui técnicas para aliviar os sintomas da inflamação, bem como reduzir sua concentração e intensidade, acelerando a recuperação. Através de técnicas específicas para cada patologia onde podem ser usados aparelhos de eletroterapia, técnicas manuais e cinesioterapia afim de que restaurem a capacidade física e funcional dos pacientes.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 55% das pessoas vivem com dores.
Quais são os alimentos mais inflamatórios para as articulações?
– açúcar
– sal
– carboidratos refinados
– Óleos vegetais
– Manteiga
– leite de vaca
– Gordura hidrogenada
A alimentação com anti inflamatórios é essencial para prevenir e tratar as dores inflamatórias e consiste em uma alimentação à base de nutrientes que possuem propriedades nutra célticas em favor da saúde.
Veja alguns alimentos que não podem faltar na mesa de quem tem dor ?
– peixes
– gengibre
– alho
– nozes
– brócolis
– Couve manteiga
– azeite
– Curcumina
– Ingestão de 0,35 ml de água para cada quilo de peso corporal
– Chás:
Alguns chás como o chá de gengibre ou chá de garra do diabo podem ajudar a aliviar as dores nas articulações por terem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, reduzindo a produção de substâncias inflamatórias como as prostaglandinas, aliviando as dores nas articulações.
Para fazer o chá de gengibre, deve-se colocar 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada em 1 litro de água fervente e beber 3 a 4 xícaras do chá por dia.
Já o preparo do chá de garra do diabo deve ser feito com 1 colher (de chá) das raízes secas de garra do diabo em 1 xícara de água e ferver em fogo baixo por 15 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras do chá por dia. Contra indicado para mulheres grávidas.
Conclui então que para a pessoa que sofre de dores inflamatórias alimentar -se com nutrientes anti-inflamatórios, tomar muita água e praticar fisioterapia direcionada para cada caso é essencial para amenizar e sucumbir as dores. Fazendo com que a doença amenize ou desapareça. O estilo de vida saudável é o melhor remédio para qualquer tipo de enfermidade! Não podemos deixar fora dessa dupla de fisioterapia + alimentos um terceiro alvo para o sucesso do tratamento que é uma boa noite de sono!