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A dor inflamatória das articulações se desenvolve quando uma cascata de citocinas inflamatórias ativa e sensibiliza as terminações nervosas periféricas. Ocorre em diversas doenças e pode aparecer ou piorar com o repouso e melhorar com o movimento, e o indivíduo pode apresentar dor noturna, ao acordar e dor acompanhada de rigidez pela manhã.

A dor inflamatória podem ser diferenciadas em somática ou visceral. Em geral, a dor somática é bem localizada, contínua e aumenta com a pressão da área acometida, e a dor visceral é de localização mais difusa e em muitas vezes referida a outra área.

Patologias que causam dor nas articulações:

*Artrite reumatoide

*Artrite anquilosante

*Reumatismo

*Espondilite anquilosante

*Artropatias

*contusões

*Lupus

*Tendinite

Como a fisioterapia age na dor inflamatória?

Além de tratar as causas, a fisioterapia também possui técnicas para aliviar os sintomas da inflamação, bem como reduzir sua concentração e intensidade, acelerando a recuperação. Através de técnicas específicas para cada patologia onde podem ser usados aparelhos de eletroterapia, técnicas manuais e cinesioterapia afim de que restaurem a capacidade física e funcional dos pacientes.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 55% das pessoas vivem com dores.

Quais são os alimentos mais inflamatórios para as articulações?

– açúcar

– sal

– carboidratos refinados

– Óleos vegetais

– Manteiga

– leite de vaca

– Gordura hidrogenada

A alimentação com anti inflamatórios é essencial para prevenir e tratar as dores inflamatórias e consiste em uma alimentação à base de nutrientes que possuem propriedades nutra célticas em favor da saúde.

Veja alguns alimentos que não podem faltar na mesa de quem tem dor ?

– peixes

– gengibre

– alho

– nozes

– brócolis

– Couve manteiga

– azeite

– Curcumina

– Ingestão de 0,35 ml de água para cada quilo de peso corporal

– Chás:

Alguns chás como o chá de gengibre ou chá de garra do diabo podem ajudar a aliviar as dores nas articulações por terem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, reduzindo a produção de substâncias inflamatórias como as prostaglandinas, aliviando as dores nas articulações.

Para fazer o chá de gengibre, deve-se colocar 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada em 1 litro de água fervente e beber 3 a 4 xícaras do chá por dia.

Já o preparo do chá de garra do diabo deve ser feito com 1 colher (de chá) das raízes secas de garra do diabo em 1 xícara de água e ferver em fogo baixo por 15 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras do chá por dia. Contra indicado para mulheres grávidas.

Conclui então que para a pessoa que sofre de dores inflamatórias alimentar -se com nutrientes anti-inflamatórios, tomar muita água e praticar fisioterapia direcionada para cada caso é essencial para amenizar e sucumbir as dores. Fazendo com que a doença amenize ou desapareça. O estilo de vida saudável é o melhor remédio para qualquer tipo de enfermidade! Não podemos deixar fora dessa dupla de fisioterapia + alimentos um terceiro alvo para o sucesso do tratamento que é uma boa noite de sono!

CIÊNCIA DA VIDA NATURAL | Formada em fisioterapia , educação física e teologia . Pós graduada em 5 vertentes com especialização em coluna vertebral . Mestranda internacional em nutrição pela universidade da Espanha . Gestora dos 2 projetos 1)Escola da vida natural 2) destrave seu emagrecimento. Criadora da técnica de iniciação científica “automassagem 3Dnano Dra Sílvia Batista . Coordenadora do projeto on-line “ hipertrofia sem drogas “

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