Todo cuidado é pouco em época de coronavírus

2

Com a chegada do inverno pode piorar a disseminação do coronavírus, mas não necessariamente a manifestação da Covid – 19. Mesmo assim, todo cuidado é pouco, já que a transmissão ocorre através de portadores assintomáticos, que têm o vírus, mas não tem a doença. Portanto, a melhor maneira de se prevenir ainda é o isolamento e distanciamento social, lavar as mão com água e sabão e o uso de álcool em gel, como insistem os especialistas.

Conhecidos desde 1960, os coronavírus (CoV) formam uma vasta família viral provocando doenças respiratórias leves a moderadas, mas não pode ser caracterizado como um simples resfriado. É a modificação do 2019-nCoV, até então pouco conhecida e mais agressiva, que tem alarmado o mundo e provocado um alto índice de mortes, que se aproxima de 500 mil óbitos e quase 10 milhões de infectados no mundo.

O vírus, que apareceu inicialmente em animais, também acontece de pessoa para pessoa e o contágio pode acontecer ainda na fase de incubação do vírus (assintomática), com duração de até 14 dias.

Então, se você tiver febre alta, tosse, diarreia e dificuldade para respirar, ou seja, os principais sintomas da doença, fique alerta. A doença, quando evolui para uma pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave, pode levar a morte.

Lembrando que Ribeirão Preto, registrou Em 24 horas, mais 272 casos positivos da doença, totalizando 4.385 nesta última sexta-feira, 26 de junho. O número de mortes também subiu, passando de 125 para 134. O índice de letalidade é de 3,1%, o que corresponde a 19,05 óbitos para cada 100 mil habitantes.

Vamos fazer a nossa parte. Todo cuidado ainda é pouco, pois Ribeirão Preto ocupa 97% dos leitos de UTI e está na fase vermelha do Plano de contingência.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito importante essas informações. Essa pandemia esta muito dificil pra todos. E muito feliz em ler a coluna da Patricia Badessa. Uma familia de excelentes jornalistas.

  2. Momento em que se deve ter extremo cuidado.
    Ribeirão Preto está enfrentando um problema sério mediante a atitude de relaxamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui