Gigantes da tecnologia há muito tempo têm encorajado o uso de alto-falantes inteligentes em nossas casas e celulares, tentando convencer os consumidores a confiar nas assistentes de voz para qualquer necessidade que surja. 

No começo do mês, um juiz determinou que a Apple terá que enfrentar uma ação movida por usuários em um tribunal federal da Califórnia, que acusa a assistente de voz da empresa, Siri, de ter gravado indevidamente conversas privadas.

A gravação rotineira de conversas pela assistente de voz Siri, da Apple, tem rendido processos à companhia. Agora, a empresa terá de responder a uma ação coletiva de 2019 que acusa a ajudante digital de violar a privacidade dos usuários.

Os requerentes podem tentar provar que a ‌Siri‌ gravava conversas privadas rotineiramente. Isso teria ocorrido em razão de ativações acidentais e, segundo o documento, a Apple divulgou esses diálogos a terceiros, como anunciantes.

Um dos participantes da ação diz que, depois de conversar com um médico sobre um tratamento, passou a receber anúncios de um produto relacionado ao diálogo. Outros contam que, após diálogos sobre o tênis Air Jordan, os óculos de sol Pit Viper e os restaurantes Olive Garden, receberam propagandas relacionadas.

Não há evidência de que a Apple cedeu esse material a anunciantes. Já faz tempo, no entanto, que os usuários acusam as redes sociais de ouvirem suas conversas e usá-las para fins de publicidade; mas isso nunca foi provado.

O juiz disse que a maior parte do processo poderia seguir em frente, apesar da solicitação da Apple para que ele fosse arquivado. O juiz Jeffrey S. White, do tribunal distrital federal de Oakland, rejeitou uma parte que envolvia prejuízo econômico dos usuários. Mas ele decidiu que os requerentes, que estão tentando tornar o processo em uma espécie de ação coletiva (conhecida nos Estados Unidos como “class action”), poderiam continuar com as reivindicações de que a Siri foi acionada espontaneamente, gravou conversas que não deveria e repassou as informações para terceiros; portanto, violando a privacidade dos usuários.

O caso é um dos vários que foram movidos contra a Apple, o Google e a Amazon que envolvem alegações de violação de privacidade por meio de assistentes de voz. As tecnologias, muitas vezes chamadas por seus nomes – Siri, Alexa e, como era de se esperar, Google – têm como objetivo ajudar nas tarefas do dia a dia. 

As empresas negam que estejam ouvindo conversas de seus usuários para qualquer fim que não seja o de ajudar em tarefas ou tocar música. A Amazon não respondeu de imediato às solicitações de comentários. A Apple mencionou registros dos processos judiciais e o Google disse que lutará contra o processo.

Saiba como desativar recursos que te vigiam no celular

Quase todas as tecnologias ativadas por voz usam microfones que detectam “palavras para despertar” ou outras pistas vocais. Isso também significa que empresas como Apple, Facebook e Google ouvem todos os seus comandos e podem potencialmente pegar conversas se o seu dispositivo achar que está ouvindo a palavra de ativação. E esses dispositivos são acidentalmente ativados com muito mais frequência do que você imagina.

Se você está desconfortável com o quanto seus dispositivos inteligentes podem ouvir em sua casa, não o culpamos. O smartphone sozinho contém câmeras, um microfone e muitas outras ferramentas que podem ser mal utilizadas contra você. Se você deseja assumir o controle de sua privacidade e manter suas conversas “a portas fechadas”, veja como você pode impedir que seus dispositivos inteligentes ouçam:

Frustrando o Facebook

Às vezes, o Facebook solicita acesso ao microfone para bate-papo com vídeo e texto para fala. Mas se você não está exatamente confortável em dar ao Facebook o controle do seu microfone, veja como você pode pará-lo.

(Observação : existem muitos fabricantes de Android diferentes, portanto, as etapas descritas neste artigo podem ser diferentes do seu modelo. Se for o caso, verifique o manual do seu modelo.)

Para iPhone
Abra o aplicativo Configurações. Em seguida, deslize para baixo e toque em Facebook. Mude o botão verde ao lado de Microfone para a posição desligado.

Outra maneira é: Abra o aplicativo Configurações . Em seguida, role para baixo e toque em Privacidade. Localize o menu denominado Microfone e toque nele. Encontrar Facebook na lista de aplicativos e alternar o interruptor verde para o off posição.

Para Android
Abra o aplicativo Configurações . Em seguida, role para baixo e toque em Pessoal. Toque em Privacidade e segurança, seguido de Permissões de aplicativos. Toque em Microfone e localize o Facebook. Alterne o controle deslizante para a posição desligado. Se você decidir gravar um vídeo ou bater um papo com um amigo, basta retornar a essas configurações e ligar o microfone. Desligue-o novamente quando terminar.

Interrompendo assistentes de voz

Por mais convenientes que os assistentes virtuais possam ser, é do conhecimento comum que eles podem pegar trechos de conversas privadas se você disser algo que soe como a palavra de despertar. Se você está preocupado com os riscos de privacidade do microfone sempre ligado do seu gadget, aqui estão as etapas para desligá-lo.

Amazon Echo
Localize o seu dispositivo Echo e encontre um botão que se parece com um microfone ou um círculo com uma linha através dele .
Aperte o botão. Isso impede que o dispositivo passe a tensão pelas partes internas do microfone. Se você deseja usar o Alexa novamente, basta pressionar o botão novamente. Você sempre pode desligar o microfone quando não estiver em uso.

Siri
Abra o aplicativo Ajustes no seu iPhone. Em seguida, role para baixo e toque em Siri e Pesquisar. Mude o botão verde ao lado de Ouvir “Hey Siri” para a posição desligado. Você também pode desativar Permitir Siri quando bloqueado se quiser impedir que o Siri seja ativado se um botão for pressionado em seu bolso.

Google Assistant

No Android
Abra o aplicativo Configurações em seu telefone. Em seguida, role para baixo e toque em Serviços de conta. Toque em Pesquisa, Assistente e voz . Em seguida, toque em Google Assistente. Toque em Assistente . Em seguida, role para baixo até dispositivos Assistant e toque em Phone. Toque no controle deslizante do Google Assistente para desligá-lo.

No iOS
Abra o aplicativo Configurações . Em seguida, role para baixo e toque em Privacidade. Localize o menu denominado Microfone e toque nele.
Encontrar Google Assistant na lista de aplicativos e alternar o interruptor verde para o off posição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui