Diante de mais uma frente fria nos próximos dias, a Secretaria de Assistência Social (Semas) preparou seus equipamentos de acolhimento voltados para as pessoas em situação de rua para atendimento emergencial de todos que procurarem os serviços ou forem encaminhadas pelo SEAS – Serviço de Atendimento Especializado em Abordagem Social. A equipe intensificará as abordagens e realizará entrega de cobertores para os cidadãos que se recusarem ao acolhimento.

Durante medidas emergenciais, toda e qualquer pessoa que busque ajuda será atendida, segundo a Prefeitura. A Semas tem hoje, no Complexo Cetrem, três Casas de Passagem para acolhimento feminino e masculino em sistema de pernoite. Já para o dia, os usuários da rede podem utilizar o Centro POP, onde são oferecidas todas as alimentações, troca de roupa e higiene pessoal.

No Complexo Cetrem será oferecido jantar, pernoite e o café da manhã do dia seguinte. Quem for utilizar o serviço, independente do horário de chegada, poderá ficar até às 8h. Já no Centro POP, as pessoas podem passar o dia, fazer todas as refeições, lavar suas roupas e realizar toda a higiene pessoal.

A Semas também já articulou com a Guarda Civil Metropolitana e com a Secretária Municipal de Saúde para que, caso haja demanda específica, as pessoas em situação de rua sejam encaminhadas corretamente.

O Fundo Social de Solidariedade já doou nove mil peças de roupas, quatro mil cobertores novos e mil cobertores usados para as pessoas em situação de rua e/ou situação de vulnerabilidade social.

Laura Aguiar, diretora do Departamento de Proteção Social Especial, explica que “a equipe do Departamento de Proteção Social, bem como a rede de atendimento a pessoa em situação de rua, estão unindo forças para garantir acolhida e proteção a essas pessoas, propiciando que conheçam os nossos serviços e equipes na tentativa de garantir o seu acompanhamento longitudinal”.

FAS – Fale Assistência Social

Telefones: 161, 0800 77 30161, 3610 0687 (whatsapp)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui