Os amantes de petiscos e cerveja já podem comemorar, nesta sexta-feira (30), começa o Comida di Buteco, concurso gastronômico que elege o melhor buteco do país. Desta vez, a edição será feita de modo híbrido, e os fãs dos bares de Ribeirão Preto poderão experimentar as comidas no estabelecimento, por delivery, ou buscando no local, no formato “para levar”.

Seguindo a tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações dos botecos, os petiscos de 2021 terão um preço fixo de R$ 27,00. O concurso, que tem como missão “transformar vidas através da cozinha de raiz” acontece até o dia 22 de agosto. O tema da competição será o mesmo que estava previsto para a edição adiada em 2020: os petiscos concorrentes terão que ter alguma raiz ou tubérculo na receita e, se possível, uma apresentação relacionada às “raízes” do bar, isto é, à história do estabelecimento. Os vencedores serão escolhidos por um grupo de jurados. 

Além do tradicional concurso, o Comida di Buteco trará a campanha “Salve os butecos” para arrecadar recursos para os bares por meio de produtos, bonificações e contribuições para distribuí-los igualmente entre os estabelecimentos participantes em todo o Brasil. Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site comidadibuteco.com.br. A conta para doações é: Banco Santander 033, Agência: 1595, Conta número: 130023050 – Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA, CNPJ: 06.204.569/0001-55. 

De acordo com Filipe Pereira, organizador do Comida di Buteco, a missão do concurso de transformar vidas através da cozinha de raiz se faz mais necessária do que nunca. “Se a preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares chamados ‘butecos’ já era o nosso propósito, com pandemia se tornou urgente. O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foram um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. Prova disso é que 30% dos botecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas nesse último ano”, comenta.

Perfil dos estabelecimentos participantes

Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do concurso como “espontâneos”, ou seja, estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou franquias. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes, outras pessoas da família também trabalham no local.

Como funciona?

O público e um corpo de jurados visita, vota, e elege o campeão avaliando quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e o voto dos jurados os outros 50%.Vale lembrar que a votação popular se restringe a quem consome no local, uma vez que a avaliação é mais ampla, com critérios que não se limitam à comida.

Horário de funcionamento

Os botecos participantes estão sujeitos às regras de funcionamento dos bares determinada pelos governos municipais. Todos foram orientados a cumprir rigorosamente as regras definidas e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento.

Confira a lista de botecos, petiscos e serviços

Serviço: “Comida di Buteco” – De 30 de julho a 22 de agosto
Aquíferos Bar – “Escondidinho du Rei”
Endereço: Rua Francisco Torrecilhas, 199 – Jardim Interlagos
Bar da Dona Celina – “Raiz da casa”
Endereço: Rua José Aissum, 125 – Parque dos Bandeirantes
Bar do Gil – “Petisco da Chefe”
Endereço: Rua Franca, 432 – Jardim Paulista
Bar do Jefferson – “Barquete Libanesa”
Endereço: Rua Edgard Patrick, 20 – Jardim São José
BarBaridade – “Chalana Gaúcha”
Endereço: Rua João Bim, 712 (esquina com Rua Patrocínio, cruzamento de seis esquinas) – Campos Eliseos
Buteco da Lu – “Croquete de cará da Lu”
Endereço: Rua Altiva de Faria Chaves, 435 – Lagoinha
Dimais Espetos Bar – “Sabor da raiz”
Endereço: Rua Antonio Fregonese, 676 – Jardim Manoel Penna
Empório Brasília – “Dupla de raiz”
Endereço: Rua Florêncio de Abreu, 1059 – Centro
Empório Mobiglia – “Tá na Tábua”
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1136 – Centro
Espeto do Geraldo – “Brusfake”
Endereço: Rua Humaitá, 522 – Santa Cruz
Fazendeiro Grill – “Shoga caipira”
Endereço: Rua Henrique Dumont, 1265 – Jardim Paulista
Garrafão Studio Bar – “Bolinho da Vó”
Endereço: Rua Doutor Soares Romeu, 11 – Jardim América
Hocus Porcus – “Bolinha Pig Pong”
Endereço: Rua Marcondes Salgado, 709 – Centro
Spettus Bar – “Costela de Adão”
Endereço: Avenida Luiz Galvão Cesar, 1695 – Parque das Andorinhas
Spetus di butecus – “Hambúrguer atolado”
Endereço: Avenida Independência, 3627 – Jardim California
Sprint Bar – “Calotinhas”
Endereço: Rua Benedita Rodrigues Domingos, 640 – Lagoinha

Deixe uma resposta