Dispositivo pirotécnico usado em chá revelação causa incêndio de grandes proporções

0

Um incêndio de grandes proporções atingiu o sul da Califórnia, EUA, obrigou à evacuação de centenas de pessoas.

Os bombeiros dizem que um “dispositivo de fumaça” usado em um chá de revelação de gênero causou o incêndio em El Dorado Fire do condado de SAN Bernardino, no sul da Califórnia.

Alerta para clima seco e facilidade de propagação de queimadas

Em mais um dia com muito sol e sem nuvens, satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registravam 286 focos de incêndios, em todo o Estado de São Paulo. A concentração maior ocorria nas regiões de Campinas e São José do Rio Preto.

Já na cidade de Ribeirão Preto o número de queimadas dobra em 2020 no comparativo de agosto, diz Inpe. Em 20 dias, foram 130 focos de incêndio contra 65 no mês inteiro em 2019.

Último mês do inverno e primeiro da primavera, setembro exige atenção redobrada por causa das queimadas, devido à baixa umidade do ar. O clima seco deixa a vegetação propícia para o fogo. Setembro está sempre entre os meses em que ocorre maior número de queimadas. 

Uma das principais causas de queimadas no Estado é o lançamento de bitucas de cigarros nas rodovias através das janelas dos veículos. A vegetação seca vira combustível para o fogo. Outros geradores são a utilização de fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo, fogueiras, queimadas para fins agrícolas não autorizadas e também queda de balões. Existe um grande número de focos que é provocado pela população vizinha ou transeuntes, principalmente nas áreas mais próximas a aglomerados urbanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui