Homeopatia: a medicina alternativa do século XXI

“Que o teu alimento seja o teu remédio” Hipócrates

0
Antônio Carlos Santanna

A medicina alternativa é uma resposta terapêutica que foge da racionalidade e do modelo médico dominante que são as medicinas especializadas, tecnológicas, e mercantilistas, enquanto adota uma postura holística e naturalista diante da saúde a da doença no ser humano. 

De algumas décadas para cá, as terapias alternativas como a homeopatia entre tantas, foi desenvolvida há 200 anos  pelo genial médico alemão da cidade de Meisen, Dr Samuel Hahnemann, e vem harmonizando pessoas do mundo inteiro.

A palavra homeopatia vem do grego (hómoios + páthos = semelhante + doença).

No Brasil se comemora o Dia Internacional da Homeopatia no dia 10 de Abril em homenagem ao aniversário de Samuel Hahnemann.

No Brasil e em vários países a homeopatia esta nas universidades e hoje é bastante comprovada cientificamente , existem inúmeros trabalhos rigorosamente científicos mostrando a potente eficácia da homeopatia , trabalhos em laboratório controlados e realizados dentro da metodologia usual e atual , demonstram a grande eficácia da homeopatia no controle de : câncer, HIV, doenças mentais e diversas outras enfermidades.

A homeopatia possui mais de 2500 medicações.

Dr Hahnemann em 1796 publica sua primeira dissertação.  Baseia –se no “ principio Simila similibus curantur “ ( do latim – Semelhante pelo semelhante se cura )  uma das 4 leis fundamentais dos pilares da homeopatia ), ou seja o tratamento se dá a partir da diluição e dinamização de uma substância mineral , animal , ou vegetal , que produz o sintoma num individuo saudável. A homeopatia reconhece os sintomas como uma reação contra a doença. 

A doença seria uma discrepância, um desequilíbrio da energia vital no físico e no mental do corpo, e a homeopatia provocaria o restabelecimento dessa harmonia e equilíbrio.

Como é feita uma fórmula?

Os remédios homeopáticos são produzidos a partir dos extratos vegetais, minerais, animais e sintéticos na forma de preparações dinamizadas denominadas  Dh, Ch, Lm, assim os substratos são diluídos em álcool de cereal, ou glicerina , água deionizada e a mistura passa pelo processo de sucussão (sacudir) que pode ser manual ou mecânico. 

No Brasil foi incorporada em 2006 no Programa das Praticas Integrativas Complementares (PIC) no SUS.

Numero de municípios que ofertaram atendimentos individuais em PICS: 3.024 (54%) estando presente em 100% das capitais.

13 mil consultas de homeopatias, e distribuição.

O Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares na atenção básica.

É uma modalidade preventiva á saúde, com o objetivo de evitar que as pessoas fiquem doentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui