iPhone 13 traria câmera tripla com sensores maiores, mostra réplica baseada em rumores. — Foto: Reprodução/Unbox Therapy

O iPhone 13 será finalmente revelado pela Apple num evento especial de lançamento marcado para esta terça-feira (14) às 14h. Além do sucessor do iPhone 12 convencional, são esperadas outras três variantes: iPhone 13 Mini, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Desta vez há expectativa de que a empresa da maçã ofereça armazenamento superior para arquivos, fotos e apps, com até 1 TB, o dobro do limite da geração atual.

Setembro é conhecido como o mês do lançamento dos novos smartphones da empresa californiana. Tradicionalmente, rumores e vazamentos sobre a produção dos aparelhos circulam meses antes graças a informações de analistas do mercado, e 2021 não é exceção.

No ano passado, por exemplo, o celular ganhou a possibilidade de conexão 5G, um design inspirado no iPhone 4 (com laterais mais achatadas) e quatro novos tamanhos: o iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max – o que também deve acontecer neste ano.

Uma das novidades da nova geração de celulares da Apple deve ser o armazenamento de até 1 TB para os modelos iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Isso é quase o dobro do espaço encontrado na versão topo de linha do iPhone 12, que oferece 512 GB. Tal valor deve ser o menor oferecido para a décima terceira geração de celulares, que deve abolir a versão de 256 GB.

Câmeras aprimoradas

A câmera é o principal diferencial do iPhone, então não é uma surpresa que a Apple tente sempre aprimorar as lentes do aparelho todo ano. 

No iPhone 13, os rumores sugerem que as câmeras de todos os modelos devem receber o sensor espacial LiDAR (atualmente presente somente no iPhone 12 Max), utilizado principalmente em realidade aumentada e na detecção de profundidade no ambiente. Também se fala que a nova lente ultra-angular irá ter maior qualidade de imagem em ambientes com pouca luminosidade, o que é sempre bem-vindo para fotos noturnas.

Retorno do Touch ID

A Apple aboliu o sensor de impressão digital e passou a utilizar o desbloqueio por identificação facial desde o lançamento do iPhone X. No entanto, no atual cenário global marcado pela utilização de máscaras por grande parte da população do planeta, a previsão é a de que o Touch ID retorne no iPhone 13, desta vez embutido na própria tela, como ocorre em celulares de concorrentes.

Baterias

Calcanhar de Aquiles do iPhone, a Apple pretende expandir o tamanho das baterias do próximo smartphone da empresa, para garantir maior independência de energia fora da tomada. 

O feito se dará devido a algumas economias de espaço interno do aparelho, como integração da entrada para chips à placa-mãe e a redução do entalhe da tela. Com isso, as baterias maiores poderão ser inseridas. Isso pode significar um aparelho um pouco mais pesado e um pouco mais espesso do que sua versão anterior.

O site DigiTimes afirma que, com essas novidades, o consumo de energia deve sofrer redução de 15% a 20%, graças ao novo processador e às maiores baterias.

Tela ‘gamer’

A taxa de atualização da tela do iPhone 13 deve ser de 120 Hz, própria para games por trazer uma navegação mais fluida e confortável aos olhos — atualmente, apenas o iPad Pro possui essa tecnologia, chamada de “tela ProMotion”

Notch menor

O iPhone 13 finalmente deve passar por uma recauchutagem no notch, o recorte na área de cima em que ficam alojados a câmera frontal e outros sensores. A Apple deve empregar um novo sensor de imagem até 50% menor do que o usado anteriormente. Com isso, é provável que o notch também diminua consideravelmente. Microfone e o alto-falante seriam recolocados na moldura do dispositivo.

No futuro, o iPhone pode não ter entradas. Ou seja, depois de perder a entrada para fone de ouvido em 2017, é possível que a Apple corte a entrada Lightning, utilizada hoje para carregar na tomada. O resultado disso seria um celular monolítico sem portas para cabos, sendo conectado apenas com fones de ouvido Bluetooth e carregamento sem fio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui