O Nobel de Medicina de 2021 vai para David Julius e Ardem Patapoutian pela descoberta de receptores de temperatura e sensação de toque na pele anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta segunda-feira (4), por descobertas sobre receptores de temperatura e toque.

O Julius é americano, o Patapoutian nasceu no Líbano. Os vencedores dividirão o prêmio, que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões). 

David Julius utilizou a capsaicina, um composto da pimenta malagueta que induz uma sensação de queimação, para identificar um sensor nas terminações nervosas da pele que responde ao calor. 

Ardem Patapoutian usou células sensíveis à pressão para descobrir uma nova classe de sensores que respondem a estímulos mecânicos na pele e órgãos internos.

A Academia sueca avaliou, ao entregar o prêmio, que “essas descobertas revolucionárias lançaram atividades de pesquisa intensas, levando a um rápido aumento em nossa compreensão de como nosso sistema nervoso sente o calor, o frio e os estímulos mecânicos. Os laureados identificaram elos essenciais que faltavam em nossa compreensão da complexa interação entre nossos sentidos e o meio ambiente”.

O Nobel

A tradicional premiação do Nobel teve início, com a morte de Alfred Nobel, inventor da dinamite.

Em 1895, em seu último testamento, Nobel registrou que sua fortuna deveria ser destinada para a construção de um prêmio. Alfred Nobel, em seu testamento, destinou à instituição a missão de eleger para receber a láurea aquele que tenha feito notáveis contribuições ao futuro da humanidade.

Premiação 2021

A láurea em Medicina é sempre a primeira a ser anunciada. Os prêmios em FísicaQuímicaLiteratura, Paz e Economia serão entregues ao longo da semana; 

  • Medicina: segunda-feira, 4 de outubro
  • Física: terça-feira, 5 de outubro
  • Química: quarta-feira, 6 de outubro
  • Literatura: quinta-feira, 7 de outubro
  • Paz: sexta-feira, 8 de outubro
  • Economia: segunda-feira, 11 de outubro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui