As atividades do projeto “Leitor em Ação – LEAestão a todo vapor e para fortalecer ainda mais a programação do projeto, o LEA firmou parceria com duas instituições que são referências na literatura: a 20ª Feira Internacional do Livro (FIL) de Ribeirão Preto  e a Biblioteca Sinhá Junqueira.

Nos dias 23, 24 e 25/08, o LEA integra a programação da 20ª Feira Internacional do Livro (FIL)com três atividades. A primeira delas será com a atriz Monalisa Machado,  nos dias 23 e 25/08, apresentando a contação de história “O incrível menino devorador de livros”, de Oliver Jeffers. O incrível menino devorador de livros conta a história de Henrique, um menino que andava distraído quando acabou provando uma palavrinha, só para ver o que acontecia e logo se tornou um grande devorador de livros. As duas contações de “O incrível menino devorador de livros” acontecerão às 12h15, no dia 23/08 e às 18h30 no dia 25/08, 15 horas. 

No dia 24/08, às 12h45, é a vez da atriz e pedagoga Lorena Ramos chegar com a contação de história “O MUNDO NO BLACK POWER DE TAYÓ”. A história apresenta uma garotinha negra, a Tayó, que é cheia de orgulho de seu cabelo Black Power e que enfrentava as agressões dos colegas sobre seu cabelo, com muito autoestima e auto aceitação ainda na infância.

Fechando a participação do LEA na 20ª  FIL, a atriz Monalisa Machado volta a programação, agora acompanhada pelo ator, diretor e produtor Humberto Caligari, para ministrar a oficina online de “Livros Desmontáveis”, no dia 25/08, às 12h30. A partir de materiais variados como papel, papelão, caixas de fósforo, retalhos de tecido, barbantes e o que mais tiver ao alcance, os espectadores serão instigados a soltarem a imaginação na construção de seu próprio livro desmontável. Um furo aqui, uma amarração acolá e no final muitas histórias podem surgir a partir do que foi criado. Quer fazer tudo diferente? É só desmontar seu livro e recomeçar a brincadeira.

Todas as atividades do LEA na 20ª FIL  serão realizadas onlinee para acompanhar essa e outras atividades do evento, basta acessar o canal do youtube da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, pelo link: https://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao

Dando sequência às atividades, nos dias 27 e 28/08, a Cia. Quadro Negro e Grupo Bugalhas estreia a primeira leitura dramática do projeto, com a obra “O quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. Washington de Paula, curador e diretor cênico da Leitura, pontua:“Vivendo à margem, pelas vielas da favela Canindé nos anos 50, Carolina Maria de Jesus encontra na escrita uma forma de sair da invisibilidade social que vivia. Em sua potente escrita no livro “Quarto de despejo”, ela nos conta sobre a solidão, a fome, a pobreza, o amor, a maternidade e todas as mazelas do seu cotidiano. Nesta leitura dramática, nos propomos a introduzir o espectador à escrita de Carolina, o diário de uma favelada, a rotina massacrante de quem vive no quarto de despejo da cidade. Um dos espaços onde foram gravadas algumas cenas foi a Biblioteca Sinhá Junqueira, em Ribeirão Preto. As duas apresentações de “O quarto de despejo” acontecerão às 20 horas, no canal do Youtube da ONG Vivacidade e da Biblioteca Sinhá Junqueira e para acompanhar, basta acessar os links  Youtube – ONG Vivacidadehttps://www.youtube.com/channel/UC8ZJH279ScCATIm-TyTkRBw
Youtube – Biblioteca Sinhá Junqueira

O projeto “Leitores em Ação – LEA”  tem comoobjetivo fortalecer a Biblioteca Lélia Abramo (LE.A), localizada em um dos patrimônios culturais de Ribeirão Preto, a Cerâmica São Luiz, espaço que abriga também 10 grupos artísticos da cidade, entre núcleos de teatro, dança e capoeira.

O LEA traz uma programação online com várias ações culturais, totalmente gratuitas com intervenções artísticas mesclando literatura, música, artes visuais e cênicas, e o acervo da biblioteca, que em breve estará aberto para a comunidade, e possui 3.500 obras entre livros, revistas, jornais locais e documentos históricos da cidade.

As atividades do LEA serão desenvolvidas e realizadas por colaboradores que integram o espaço cultural, dando destaque aos artistas atuantes no local, promovendo o incentivo à leitura e dinamizando a biblioteca.

O “LEA – Leitor em Ação” – Biblioteca Lélia Abramo” é um projeto financiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.

SERVIÇO
LEA NA 20ª Feira Internacional do Livro (FIL) de Ribeirão Preto

Contação de História “O incrível menino devorador de livros” com Monalisa Machado
Dias: 23/08 (às 12h15) e 25/08 (às 18h30)
Local: Youtube da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto https://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao

Contação de História O MUNDO NO BLACK POWER DE TAYÓ” com Lorena Ramos
Dia: 24/08 (às 12h45)

Local: Youtube da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto https://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao

Oficina “Livros Desmontáveis” com Monalisa Machado e Humberto Caligari
Dia: 25/08 (às 12h30)

Local: Youtube da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto https://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao

Leitura dramática “O quarto de despejos” com Cia. Corpo Negro
Dias: 27 e 28/08 (às 20 horas)
Local: Youtube Vivacidade https://www.youtube.com/channel/UC8ZJH279ScCATIm-TyTkRBw
Local: Youtube Biblioteca Sinha Junqueira https://www.youtube.com/channel/UCSTv8ruRXbKE32qT2HCX4ow

Deixe uma resposta