A cantora Elza Soares morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro. Ela faleceu de causas naturais em sua casa. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da cantora.

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, informou o comunicado postado no perfil oficial da artista.

“Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim. Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e Equipe Elza”, finalizou a família e assessoria em nota.

Elza Soares é considerada uma das maiores cantoras da música brasileira, com carreira no samba que começou nos anos 60.

Famosa pela voz rouca, Elza Soares (1930) é um dos maiores nomes da música popular brasileira. Sua história de vida conta com tragédias e reviravoltas memoráveis.

Nascida no subúrbio do Rio de Janeiro (em uma favela onde hoje está situada Vila Vintém), Elza da Conceição Soares é filha de um operário (Avelino Gomes) com uma lavadeira (Rosária Maria da Conceição). 

A menina começou a cantar com o pai, que gostava de tocar violão nas horas vagas.

Elza teve uma infância dura e subitamente interrompida pelo casamento. O pai de Elza obrigou a menina a casar-se quando ela tinha apenas 12 anos.

Elza trabalhou como encaixotadora em uma fábrica de sabão no Engenho de Dentro.

Em 1953 ingressou na vida artística ao fazer o seu primeiro teste na Rádio Tupi, no programa de calouros Ary Barroso, tendo ficado em primeiro lugar.

Em 1959 foi contratada para trabalhar na Rádio Vera Cruz. Em 1960, atuou no Festival Nacional da Bossa Nova.

Três anos mais tarde, Elza foi a representante do Brasil na Copa do mundo no Chile.

Em 2000, a emissora BBC, em Londres, deu à Elza o título de A Melhor Cantora do Universo.

Quando tinha 12 anos de idade, o pai de Elza a obrigou a se casar com Lourdes Antônio Soares. Dessa relação nasceu, no ano a seguir, João Carlos, que veio a falecer em decorrência de uma doença. 

Com apenas 15 anos, Elza perdeu o seu segundo filho, que também veio a falecer. O casamento foi abruptamente interrompido com a morte do marido, deixando a cantora viúva aos 21 anos. 

Aos 27 anos, já era mãe de cinco crianças (quatro meninos e uma menina). 

A cantora conheceu Garrincha, que veio a ser seu parceiro de longa data, durante a Copa do Mundo no Chile, onde se apresentou representando o Brasil. Na ocasião, o jogador era casado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui