A Prefeitura de Ribeirão Preto, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, operacionaliza a lei federal de auxílio emergencial ao setor cultural, Lei 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc. O novo edital, para utilização do saldo remanescente, tem por objetivo destinar recursos aos trabalhadores da cultura de Ribeirão Preto e do distrito de Bonfim Paulista que não foram contemplados na primeira fase.

As inscrições estão abertas de 30 de agosto a 19 de setembro e destinam-se a pessoas físicas, maiores de 18 anos, que sejam técnicos culturais, artistas, produtores, agentes culturais e educadores culturais que auxiliam e realizam atividades voltadas às linguagens circenses, teatro, dança, música, artes plásticas e outras linguagens artísticas.

O valor total deste edital é de R$ 521.500, distribuídos em 149 prêmios de R$ 3.500,00 pagos em parcela única aos habilitados pela comissão de seleção, que avaliará a relevância e a qualidade de trabalho realizado, os resultados obtidos, a qualificação dos
profissionais envolvidos, o reconhecimento pelo meio de atuação, relevância e qualidade do projeto apontado buscando um resultado compatível com o perfil das inscrições e a diversidade de gêneros, estilos, tipos de projetos, temas e alcance geográfico da produção cultural do município de Ribeirão Preto.

“A equipe técnica da Secretaria já estava preparada para operacionalizar este saldo remanescente, sempre acompanhando todo
o tramite federal, até a publicação do decreto que garantia o uso da verba. Este trabalho possibilitou maior agilidade na aprovação e publicação do edital, reconhecendo a relevância deste mecanismo como auxílio emergencial a toda classe artística”, afirmou Isabella Pessotti, secretária da Cultura e Turismo.

A publicação com os pré-selecionados tem previsão para ocorrer em meados do dia 29 de setembro e ainda caberá um prazo de três dias para análise de possíveis recursos. A classificação e homologação estão programadas para o dia 11 de outubro. Se necessário, essas datas poderão ser reajustadas.

Com objetivo de garantir maior acessibilidade ao edital, a Secretaria abrirá a Biblioteca Municipal “Guilherme de Almeida”, localizada na Casa da Cultura, com computadores e acesso à internet, de segunda a domingo, das 8h às 17h, menos no dia 6 de setembro (ponto facultativo) e no feriado do dia 7 de setembro.

Para mais informações, os artistas podem entrar em contato com a Secretaria da Cultura, através do WhastApp (16) 98109-2477.

Deixe uma resposta