A Câmara dos Deputados entrega nesta terça (26), às 15h, as medalhas e os diplomas de menção honrosa aos escolhidos para a edição de 2021 do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação.

A premiação contempla pessoas ou entidades cujos trabalhos se destacaram na promoção da educação. A cerimônia ocorrerá no Salão Nobre. Em face das restrições estabelecidas pelas medidas de combate à pandemia, o evento contará apenas com a presença de parlamentares e convidados.

Os premiados deste ano são a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Instituto Península e a professora Paula Beatriz de Sousa Cruz. As indicações são feitas por deputados e senadores e a escolha é feita pela maioria dos parlamentares integrantes da Comissão de Educação da Câmara, organizadora da premiação.

Conheça os premiados

Andifes –  A entidade foi criada em 23 de maio de 1989 e é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnicos-administrativos e de estudantes e com a sociedade em geral. A associação reúne dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) e 68 universidades federais, e é considerada uma das mais relevantes e estratégicas instituições representativas do campo educacional.

Andifes

Instituto Península – É uma organização sem fins lucrativos, que atua na área de educação. Fundado em 2011, o instituto trabalha para apoiar a melhoria da carreira docente, e sua atuação está baseada em três fundamentos: valorização e desenvolvimento profissional docente; desenvolvimento integral de professores; e esporte e seus valores na escola pública. A entidade colabora com a sociedade civil e com o poder público em suas diferentes esferas. No Legislativo federal, apoia a Frente Parlamentar Mista de Educação.

Instituto Península

Professora Paula Beatriz de Sousa Cruz –  A educadora é a primeira mulher transexual a se tornar diretora de uma escola na rede estadual de ensino. Desde 2005, Paula dirige a Escola Estadual Santa Rosa de Lima, no Jardim Vale das Virtudes, em São Paulo. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão Educacional e em Docência no Ensino Superior, Paula iniciou a carreira de professora aos 18 anos. É educadora há mais de 30 anos na rede pública e tem uma longa história de dedicação à educação e ao combate à LGBTfobia e ao racismo.

Professora Paula Beatriz de Sousa Cruz

Darcy Ribeiro

Antropólogo, professor, escritor e político, Darcy Ribeiro foi um dos principais intelectuais brasileiros, fundador da Universidade de Brasília. Nascido em Montes Claros, formou-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. Foi chefe da Casa Civil do Governo João Goulart, vice-governador do Rio de Janeiro e senador pelo estado.

No seu último ano de vida, em 1997, dedicou-se a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores do Ensino Fundamental.

Serviço

Evento: Entrega do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2021

Data: 26/10 (terça-feira)

Horário: 15h

Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui