Foto: Divulgação/CCS

Após retomar as aulas presenciais com o curso de Informática para Terceira Idade, a Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto (Funtec), instituição ligada à Prefeitura Municipal, abriu duas novas turmas com aulas presenciais: Cuidador de Idosos e Portaria e Recepção.

Com previsão de início para o dia 20 de setembro, estarão disponíveis 160 vagas divididas em oito turmas. Os cursos terão duração de cinco meses e carga horária total de 96 horas/aula, com duas aulas por semana (turmas às segundas e quartas-feiras e às terças e quintas-feiras), sempre nos horários das 8h30, 10h30, 13h e 15h, com duração de 1h40 por aula.

Para poder frequentar as aulas é preciso ter mais de 16 anos, ensino fundamental completo, ter tomado a primeira dose da vacina contra a COVID-19, além de respeitar todos os protocolos de prevenção contra a pandemia, como a utilização de máscaras, álcool em gel e distanciamento.

A Funtec irá higienizar e desinfetar os laboratórios e espaços coletivos antes do acesso de cada turma e limitar a ocupação em 50% da capacidade dos laboratórios.

Ao todo, a Funtec oferece 23 cursos: Aprimoramento em Língua Portuguesa, Aprimoramento em Matemática, Marketing e Negócios Digitais, Informática Básico, Informática para Terceira Idade, Programação de Jogos 2D, Tecnologia da Informação e Comunicação, Website, Inglês (básico I e II), Espanhol (básico I e II), Recursos Humanos, Departamento de Pessoal, Escrita Fiscal, Logística, Educação Financeira para Empreendedores, Cuidador de Idosos, Portaria e Recepção, Educação Inclusiva em Contexto Escolar e Empresarial, Auxiliar de Garçom, Camareira e Cuidador Infantil.

Quem tiver interesse em um dos cursos pode obter mais informações pelo site da Funtec, pelo telefone (16) 3931-5400 ou diretamente na Funtec (rua Álvares Cabral, 629), de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.

Sobre os cursos

O curso de Cuidador de Idosos irá abordar o envelhecimento no Brasil, o Estatuto do Idoso, os direitos trabalhistas, os grandes problemas na saúde dos idosos, a comunicação com o idoso e sua família, as rotinas no trabalho com o idoso dependente e a atenção que o cuidador deve ter. O curso é uma oportunidade para as pessoas se capacitarem teoricamente e adquirirem conhecimentos básicos sobre gerontologia (ciência que estuda o envelhecimento humano).

Acompanhar e apoiar o idoso em suas atividades da vida diária, estimulando o autocuidado e atendendo a necessidades de higiene pessoal e do ambiente, orientar adequações que facilitem a mobilidade do idoso, orientar e supervisionar prescrição médica, compor cardápios saudáveis. O cuidador de idoso, seja ele familiar ou profissional, é peça fundamental na difícil tarefa de proporcionar um envelhecimento saudável, com menor comprometimento funcional e preservando e valorizando sua convivência social e familiar.

Já o estudante do curso de Portaria e Recepção aprenderá sobre rotinas em portaria e de recepção, segurança patrimonial, conhecimento em manutenções básicas, sistemas de acesso e de controle, prevenção de acidentes, documentos, sigilo profissional, segurança no trabalho, ética profissional, meio ambiente, sua profissão dentro da CBO, aprender a aprender, uso da informação, cidadania, direitos e deveres e comportamento profissional.

Após a conclusão, a aluno poderá trabalhar em edifícios residenciais, comerciais e industriais, hotéis e locais de diversão. Podem ser empregados de locadoras de mão de obra e fazer rodízio nas ocupações de porteiro de edifício, de locais de diversão e vigia. Prestar atendimento telefônico e fornecer informações em escritórios, consultórios, hotéis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui