Foto: Guilherme Sircili/CCS

A Prefeitura de Ribeirão Preto lançou na tarde desta segunda-feira (28), o Programa Inclusão Produtiva em parceria com o Sebrae. Os interessados terão acesso a cursos técnicos e de empreendedorismo.

Os cursos, que já estão com inscrições abertas, são voltados para pessoas desempregadas, chefes de família em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Os interessados devem ter no mínimo 18 anos de idade e ter completado a 6ª série do Ensino Fundamental.

O evento contou com a presença do prefeito Duarte Nogueira, dos secretários de Inovação e Desenvolvimento, Eduardo Molina, de Assistência Social, Renata Corrêa, da Casa Civil, Ricardo Aguiar, e de representantes do Sebrae e Senai.

“Nós da prefeitura, juntamente com nossos parceiros, buscamos sempre ampliar a oferta dos meios para que as pessoas possam gerar renda. Consideramos que durante a pandemia e pós-pandemia, teremos mudanças de paradigmas e mudanças de perfis laborais. Teremos o resgate dos empregos perdidos e de novos empregos que foram criados, frutos da inovação e adaptação, por isso, a Prefeitura disponibiliza meios para preparar o ribeirão-pretano para essa retomada,” informou o chefe do executivo.

Serão promovidos 26 cursos profissionalizantes oferecidos juntamente com o Sebrae e Senai. “Os cursos terão duração de quatro meses (agosto a dezembro) e serão disponibilizas 1088 vagas, divididas em 68 turmas. Entre 2022 e 2024, está programada a expansão do programa para cerca de 40 cursos, além da ampliação de 1600 vagas por ano e 100 turmas de janeiro a dezembro” explicou Molina.

A secretaria da Assistência Social auxiliará na identificação de possíveis interessados. “É uma grande oportunidade de darmos sequência a todos os trabalhos que já estão sendo feitos. Por meio desses cursos, as pessoas terão mais autonomia dessas famílias” disse Renata.

Para o Sebrae, a parceria é fundamental para fomentar a geração de renda. “É muito importante essa parceria para que realmente possamos fortalecer o emprego e o empreendedorismo, e dessa maneira promover o aumento de renda da nossa região que é tão promissora”, presidente do Sebrae-SP que participou do evento de forma on-line.

“O aluno formado poderá ser contratado por uma empresa ou pode partir para o empreendedorismo. Agradecemos por fazer parte desse grande projeto, operacionalizando a parte técnica dos cursos oferecidos”, disse Reginaldo de Souza, diretor do Senai.

Relação dos cursos disponibilizados para agosto:

  • Na área de Tecnologia de Informação: Instalação de redes de computadores; Reparos e configuração de computadores.
  • Na área de Metalúrgica: Serralheria em aço e alumínio.
  • Na área alimentícia: Cupcakes e bolos caseiros; Bombons; Pães doces; Pizzas e salgados assados; Produtos de confeitaria; Sobremesa e bolo no pote.
  • Na área automotiva: Reparo do sistema de climatização de veículos leves; Polimento automotivo; Reparo do sistema de injeção eletrônica de veículos leves; Técnicas de funilaria de brilho.
  • Na área da construção civil: Elétrica; Pintura; Revestimentos; Hidráulica; Limpeza de caixa d´água.
  • Na área de vestuário: Ajuste e reformas de roupas; Confecção de touca cirúrgica; Modelagem de roupas plus size; Modelagem de blusas femininas; Modelagem de bermudas e calças masculinas; Técnicas de costura para tecido plano e malha.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3630-2994, 98161-7509 e 98161-7545, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para esclarecer dúvidas, os interessados podem fazer contato via Whatsapp no 98161-7741.

Deixe uma resposta