Com a abertura gradual das fronteiras, muitos brasileiros planejam se mudar para países que oferecem segurança e oportunidades de trabalho bem remuneradas. Diante dessa situação, o evento online Canada Careers, organizado pela Hi Bonjour, acontece no dia 21 de setembro e procura ajudar brasileiros a encontrarem caminhos estratégicos para estudar no exterior, contando com descontos exclusivos e bolsas de estudo parciais em 15 instituições de ensino, e, assim, também estruturarem uma carreira no Canadá. Como as faculdades canadenses têm um foco maior na empregabilidade, cursos mais curtos, de extensão, possibilitam links diretos para o mercado de trabalho e são oportunidades interessantes tanto para aqueles que já realizaram um curso superior no país natal, mas desejam se inserir no mercado e começar uma vida no Canadá, quanto para os que querem iniciar uma formação profissional no país. 

No início de 2021, o governo canadense também afirmou planos para conceder 401.000 vistos de residentes até o final deste ano – com a meta de aumentar esse número para 411.000 em 2022 e 421.000 em 2023. Até o final de junho deste ano 145.000 residências permanentes haviam sido concedidas, quase 40% do total que o governo do Canadá prevê até dezembro de 2021. E, se antes da pandemia o país norte-americano já sofria com escassez de mão de obra qualificada, agora, o Canadá volta a precisar de talentos pois está em plena recuperação econômica. Quando falamos da área de tecnologia, a demanda é ainda maior.

O Canadá já era um dos principais destinos dos estudantes brasileiros antes da pandemia. Foram emitidas quase 52.000 autorizações de estudos desde 2015, e cerca de 24.000 vistos permanentes para brasileiros no mesmo período, de acordo com dados oficiais. O número de vistos permanentes concedidos a esse público cresceu em média 45% ao ano nos três anos anteriores à pandemia global. Estudar no Canadá é o caminho ideal para entrar no mercado de trabalho local. Somente em 2019, cerca de 180.000 vagas de empregos foram preenchidas por estudantes internacionais no país norte-americano. 

Um estudo publicado pela FGV Social mostrou que quase metade dos jovens brasileiros (de 15 a 29 anos) quer deixar o Brasil. Outra pesquisa publicada pelo Indeed, site de busca de empregos, também mostrou que o Canadá é o destino preferido para 22% dos brasileiros que procuram trabalho no exterior.

Cibelly Zedan, estrategista de carreira e recrutadora em Toronto, disse que existem grandes oportunidades para os brasileiros que desejam começar uma nova vida no exterior. “As empresas canadenses não conseguem ter pessoal qualificado suficiente no momento, é um ótimo momento para os brasileiros virem para cá. Algumas das áreas com mais vagas de emprego são em negócios e finanças, saúde, tecnologia da informação, recursos humanos e engenharia”. 

No entanto, ela ressalta que um dos erros mais comuns é não ter pesquisado o suficiente antes de fazer planos de mudança, então é importante se atentar aos empregos disponíveis e ter um plano estratégico consolidado. “Ao estudar no Canadá, os alunos brasileiros têm uma grande oportunidade de conhecer a área em que desejam trabalhar e entender totalmente o que os empregadores procuram no contexto local. Também é uma chance brilhante de estabelecer conexões locais, o que ajuda muito em um potencial emprego.”

Detalhes do evento

O evento online gratuito, organizado pela Hi Bonjour, acontece dia 21 de setembro às 19h, e tem como foco ajudar brasileiros a planejar estrategicamente suas carreiras em algumas das principais áreas que procuram esses profissionais no Canadá (Corporate, Technology, Society, Creative & Leisure). A ideia é direcionar aqueles que desejam fazer cursos profissionalizantes e superiores no país a darem passos concretos para começar uma vida no Canadá. No total, 15 universidades e colleges canadenses estarão presentes no evento para conversar diretamente com os potenciais alunos, tirar dúvidas e apresentar opções de cursos alinhados à oportunidades de carreira. 

  • Corporate: incluindo Negócios, Finanças e Direito
  • Tech: incluindo Engenharia, Tecnologia e Logística
  • Creative: incluindo Artes, Animação e Design
  • Society: incluindo Saúde, Educação e Serviços Sociais
  • Leisure: incluindo Culinária, Hospitalidade e Turismo 

Aqueles que se inscreverem no evento também receberão acesso a dois workshops bônus, O primeiro será com Cibelly Zedan, no dia 15 de setembro.  O segundo, que acontece no dia 19 de outubro, abrirá espaço para os participantes tirarem dúvidas relacionadas aos vistos e procedimentos de imigração com especialistas convidados: Paulo Azevedo, da Trip Visas Assessoria Internacional e Leticia Mello, Consultora Regulamentada de Imigração Canadense (RCIC). Os alunos interessados podem se inscrever clicando neste link e serão automaticamente convidados para os três eventos online exclusivos. Uma única inscrição é suficiente para participar dos três eventos.

Segundo Camilla Lopes, CEO da Hi Bonjour, o Canada Careers é uma evolução da típica feira estudantil. “Os tempos mudaram e está claro que os jovens brasileiros buscam mais do que um intercâmbio cultural – eles querem começar uma nova vida no exterior. Decidimos criar uma abordagem diferente. O Canada Careers vai focar em cinco áreas de carreira de alta demanda, para que as pessoas possam fazer planos de vida com base em expectativas realistas e dados diretamente do mercado”. 



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui