Foto: Kyodo/Reuters

O Monte Aso, um vulcão na principal ilha do sul do Japão, Kyushu, entrou em erupção nesta quarta-feira (20), disse a Agência Meteorológica do Japão, lançando cinzas vulcânicas a 3.500 metros de altura.

A erupção ocorreu por volta das 11h43, horário de Tóquio, disse a agência. A informação é da Agência Meteorológica do Japão.

Não há confirmações sobre vítimas ou grandes danos no popular destino turístico. Porém, a agência meteorológica aumentou o nível de alerta do vulcão para o nível 3 em uma escala de 5, dizendo às pessoas para não se aproximarem da montanha.

O Monte Aso é uma atração turística na ilha de Kyushu.

O nível de alerta para o vulcão foi aumentado para 3 (o máximo é 5). A agência falou para as pessoas não se aproximarem, e alertou que há risco de pedras rolarem em decorrência da explosão.

A polícia afirmou que não há relatos de atingidos pelo vulcão —16 pessoas tinham ido à montanha para fazer uma trilha pela manhã e voltaram em segurança.

As redes de TV mostram imagens de uma nuvem de cinzas sobre o vulcão.

O país também alerta sobre grandes blocos vulcânicos e fluxos piroclásticos se espalhando dentro de uma faixa de aproximadamente 1 km da cratera Nakadake da montanha.

As quedas de cinzas de um dos picos da montanha de 1.592 metros na província de Kumamoto serão detectadas em cidades próximas até o final da tarde de quarta-feira, de acordo com a agência.

Houve uma pequena erupção no Monte Aso em 2019, e 63 pessoas morreram no Monte Ontake em setembro de 2014. Foi o pior desastre vulcânico no Japão em quase 90 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui