Foto: Blue Origin/Divulgação

Duas semanas após deixar o comando da Amazon, Jeff Bezos se prepara para embarcar em um foguete da Blue Origin, sua empresa de exploração espacial, para uma viagem com vista privilegiada da Terra, a 100 km de altitude. Se tudo der certo, a viagem ajudará a Blue Origin a avançar no turismo espacial.

Este será o primeiro voo tripulado da Blue Origin desde que foi fundada, em 2000. São esperados 11 minutos de viagem, que terá três etapas: o lançamento do foguete no oeste do Texas (EUA), a separação da cápsula com os passageiros e o retorno da tripulação à Terra em queda livre com paraquedas em direção à mesma região de onde partiu.

Desenvolvido especialmente para turismo espacial, o foguete deve cruzar a linha de Karman, que marca o início do espaço. A nave não chega a entrar em órbita e vai passar longe da Estação Espacial Internacional, que está há 408 km da Terra.

Em testes desde 2015, o New Shepard, da Blue Origin já realizou 15 voos, mas nenhum com passageiros a bordo. O nome da nave é uma homenagem ao astronauta Alan Shepard, primeiro americano a ir para o espaço, em 1961.

Mirando a redução de custos das viagens espaciais, empresa de Bezos usa uma técnica de reutilização de foguete, em que o lançador desce para a Terra depois de cumprir o objetivo de lançar a cápsula. Mesmo método usado pela SpaceX, de Elon Musk.

No domingo (11), a Virgin Galactic conseguiu executar o voo do bilionário Richard Branson – também uma viagem suborbital. Anunciado depois e executado antes do voo da Blue Origin, o feito foi apontado como o pontapé inicial para uma nova era de turismo espacial privado.

Mas a Virgin Galactic não substitui o que fará a Blue Origin já que as duas empresas utilizam tecnologias diferentes. A companhia de Branson não usa foguetes: um avião leva a nave a uma altitude de 15 km, de onde ela se desacopla para completar o trajeto até atingir 80 km de altitude. Já a Blue Origin, em um único vôo, atinge 100 km de altitude.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui