A vigorexia é uma doença psicológica caracterizada pela preocupação constante em não ser suficientemente musculoso. O transtorno também é chamado de Dismorfia Muscular e Anorexia Nervosa Reversa.

Sintomas da vigorexia

1. Dor muscular persistente por todo o corpo;

2. Cansaço ao extremo;

3. Irritabilidade;

4. Depressão;

5. Anorexia/ Dieta muito restritiva,

6. Insônia;

7. Aumento da frequência cardíaca ao repouso;

8. Menor desempenho durante o contato íntimo.

9. Ter baixa autoestima;

10. Demonstrar preocupação excessiva com determinadas partes do corpo;

11. Estar sempre se olhando no espelho ou evitar completamente o espelho;

12. Dificuldade para se concentrar em outras coisas do dia-a-dia;

13. Evitar a vida social;

Entre suas causas estão: a busca por um corpo esbelto e musculoso, força física e a necessidade de se sentir incluído em um grupo social. A vigorexia é mais comum em homens entre 18 a 35 anos de idade. Apesar de menos frequente, a vigorexia feminina também ocorre.

Como ocorre a dismorfia muscular nos homens?

Clinicamente este sintoma está relacionado a padrões de alimentação específicos, geralmente compostos de dieta hiper proteica além de inúmeros suplementos alimentares a base de aminoácidos ou substâncias para aumentar o rendimento físico.

Para evitar a vigorexia pesquisas comprovam que qualquer atividade física, quando aliada a uma dieta alimentar saudável, pode evitar enfarto, problemas respiratórios e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Então, concluímos que o equilíbrio é o melhor aliado contra esta patologia. O exagero prejudica em todos os aspectos qualquer atividade física de trazer benefícios ao organismo.

Geralmente nesta patologia (vigorexia) o indivíduo está saudável e bem, porém, nunca está satisfeito com sua aparência e quer sempre mais e mais, o desejo pela imagem dos sonhos, que nunca é atingida quando se olha no espelho.

CIÊNCIA DA VIDA NATURAL | Formada em fisioterapia , educação física e teologia . Pós graduada em 5 vertentes com especialização em coluna vertebral . Mestranda internacional em nutrição pela universidade da Espanha . Gestora dos 2 projetos 1)Escola da vida natural 2) destrave seu emagrecimento. Criadora da técnica de iniciação científica “automassagem 3Dnano Dra Sílvia Batista . Coordenadora do projeto on-line “ hipertrofia sem drogas “

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui