REUTERS/Adriano Machado

A maioria da população desconfia das declarações dadas pelo presidente Jair Bolsonaro, aponta pesquisa feita pelo Datafolha.

De acordo com levantamento do instituto, 57% dos entrevistados dizem que nunca confiam no que é dito por ele, ante 15% que afirmaram sempre confiar e 28% que responderam que às vezes confiam.

A pesquisa ouviu 3.667 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro em 190 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Pesquisa do instituto Datafolha também revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022.

Mulheres e nordestinos confiam ainda menos no que é dito pelo presidente, indica o Datafolha. Entre os gêneros, o índice de desconfiança é de 52% para homens e de 61% entre pessoas do gênero feminino. No Nordeste, 66% disseram também não acreditar nas falas de Bolsonaro.

Contudo, a taxa negativa cai entre entrevistados com renda mais alta. Para aqueles com renda familiar de cinco a dez salários mínimos, o índice de suspeição cai para 48%. Enquanto isso, 26% das pessoas com renda superior a dez salários confiam nas declarações de Bolsonaro.

A pesquisa fez um recorte para eleitores que afirmam votar pela reeleição do presidente em 2022, e a taxa de confiança entre esses atinge 50% ou mais, a depender do cenário eleitoral.

Outro segmento pesquisado foi o daqueles que, além de desconfiar da veracidade das informações proferidas pelo chefe do Executivo, ainda vê chances de um golpe de Estado protagonizado por ele. Dentro desse grupo, o percentual de desconfiança chega a 85%.

Entre aqueles que votaram em Bolsonaro em 2018, 26% dizem rejeitar seu nome para a disputa presidencial de 2022, e 68% não votariam de jeito nenhum em Lula.

Bolsonaro x Lula

Lula manteve a liderança em relação a Bolsonaro. No segundo turno, o ex-presidente tem 56% contra 31%. Lula também ganha nas simulações de disputa com os outros candidatos no segundo turno. Já Bolsonaro perde nos cenários pesquisados. 


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui