Juiz suspende ordem de Trump para bloquear TikTok

0

A proibição de downloads do TikTok nos Estados Unidos foi suspensa temporariamente neste domingo (27) por um juiz em Washington. A ordem para bloquear o aplicativo chinês no país havia sido feito pelo governo Donald Trump na sexta-feira (18).Medida entraria em vigor às 23h59 deste domingo.

O juiz distrital dos EUA, Carl Nichols, concedeu uma liminar solicitada pelo proprietário do TikTok, ByteDance, para permitir que o aplicativo permanecesse disponível nas lojas de aplicativos dos EUA. Se o juiz confirmasse a decisão de Trump, o app não poderia mais ser baixado nos EUA a partir desta segunda-feira (28).

Segundo o jornal britânico Financial Times, o juiz argumentou que a administração Trump estava infringindo a liberdade de expressão e agindo de maneira caprichosa para prejudicar o popular aplicativo de vídeos.

No início de agosto, Trump assinou um decreto para obrigar a ByteDance, dona do app, a vender a plataforma para uma empresa americana, argumentando ameaça contra a segurança nacional.

O presidente Trump acusou o TikTok, e sem provas, de espionar seus usuários em benefício de Pequim por meio da coleta de dados.

Se as negociações não forem bem-sucedidas, uma proibição completa das atividades do TikTok nos EUA pode entrar em vigor a partir de 12 de novembro, alertou o Departamento do Tesouro.

A ByteDance anunciou que fez um “pedido de autorização” para a exportação de tecnologia, sem especificar o propósito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui