O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar neste domingo (27) a agilidade mental de seu adversário democrata na disputa pela Casa Branca, Joe Biden, exigindo que o ex-vice-presidente de Barack Obama faça um teste de drogas antes ou depois do primeiro debate entre ambos na terça-feira.
O debate de terça-feira em Cleveland – o primeiro de três de 90 minutos de duração – representa a primeira vez que eleitores terão a chance de ver os candidatos se enfrentando diretamente, a pouco mais de um mês das eleições de 3 de novembro, que prometem ser tensas e acirradas.
“Pedirei insistentemente um teste de drogas para Joe Dorminhoco antes ou depois do debate de terça-feira à noite. Naturalmente aceitarei fazer um também”, escreveu o presidente no Twitter.
Os dois candidatos geralmente protagonizam gafes e erros ao falar. Trump, de 74 anos, passou meses difamando o estado mental de Biden, de 77, e sugeriu várias vezes nas últimas semanas, sem qualquer evidência, que o ex-vice-presidente pode estar usando drogas não especificadas para melhorar seu desempenho.
Biden chegará ao debate com uma ligeira vantagem nas pesquisas, mas com uma famosa propensão a cometer gafes e uma falta de agilidade nas palavras que o fez reconhecer no sábado que o embate com Trump será “difícil”.
Trump não deixa de criticar seu adversário de 77 anos, afirmando que Biden sofre de algum tipo de deterioração cognitiva por conta da idade.