Neste período do ano, os bancos de sangue sofrem com a ausência dos doadores, pois nos dias de inverno poucos se lembram que muitos pacientes internados nos hospitais necessitam das doações de sangue para sobreviver.

No Banco de Sangue de Ribeirão Preto, a situação está crítica, os estoques sanguíneos sofreram uma queda de 30%. Essa baixa tende a se acentuar nos próximos dias, caso não haja uma mobilização grande de doadores.

Para ajudar nessa mobilização, a instituição está disponibilizando transporte gratuito aos doadores, sendo táxis para 1 a 4 pessoas e vans para grupos de 12. Para solicitar o transporte, o doador deve entrar em contato pelo tel.: (16) 99702-0830

De acordo com a Dra. Maria Isabel, Médica Hematologista do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, são necessárias 70 doações diárias para atender com equilíbrio às demandas dos pacientes internados nos hospitais em tratamentos clínicos. Porém essa meta não vem sendo atingida nos últimos dias, colocando os estoques de sangue em colapso.

A médica ressalta que o número de atendimentos vem aumentando em razão da retomada da vida social, do retorno de cirurgias eletivas, além dos pacientes que prosseguem em tratamentos de Covid, anemias, câncer, dentre outros procedimentos. A instituição atende a cinco hospitais entre públicos e privados em Ribeirão Preto.

“Por isso precisamos urgentemente de doadores. A vida dos pacientes não pode esperar. Esse é o nosso apelo para que as pessoas venham doar sangue”, alerta a Médica Hematologista.

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto segue todos os protocolos sanitários contra a Covid-19 e por isso acaba de conquistar o selo Covid Free de Excelência, que é concedido às instituições que mantêm boas práticas preventivas para o enfrentamento ao novo coronavírus.

Recentemente mudou de endereço e está agora na Rua Quintino Bocaiúva, 975, a apenas 50 metros do antigo local. O novo ambiente dispõe de uma infraestrutura ampla, em um espaço exclusivo para acolher o doador de sangue com o mesmo carinho, agilidade e atenção, atendendo de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h.

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

• Não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);

• Não ter diabetes em uso de medicações;

• Aguardar 48h para doar, caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

Serviço

Banco de Sangue de Ribeirão Preto

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 975 – Vila Seixas

Telefones: (16) 3977-5900 | WhatsApp: (16) 99702-0830

Atendimento: das 7h às 18h, de segunda-feira a sábado

Deixe uma resposta