Foto: Divulgação

 De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto, cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19. A pasta, inclusive, faz um chamamento aos cidadãos que perderam a dose adicional para que procurem as unidades da cidade para receberem o imunizante.

A situação, orienta a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, deixa a pessoa mais vulnerável à doença, pois quem não completa a imunização fica menos protegido.

“A mudança da regra para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer, de 90 para 21 dias de intervalo entre a primeira e segunda dose para pessoas com 18 anos para cima, talvez tenha contribuído para que as pessoas não se atentassem que chegou o momento de receber a segunda dose”, explica Luzia Márcia Romanholi Passos.

A chefe do departamento epidemiológico ressalta ainda que, no estado de São Paulo, são 4 milhões de pessoas que não receberam a segunda dose. Por isso, os municípios, incluindo Ribeirão Preto, estão promovendo uma força-tarefa, conclamando as pessoas a procurarem os postos de vacinação.

“Avaliamos esses números diariamente. Estamos com doses adicionais para idosos com 80 anos e mais e os faltosos com 18 anos e mais, que já completaram o intervalo preconizado, em atraso. Portanto, a orientação é que procurem no site da Prefeitura os agendamentos, que disciplinam a aplicação das doses, mas se a pessoa não agendou e faz parte desse grupo, basta procurar uma unidade de saúde espontaneamente, que será vacinada. A falta de agendamento não é fator impeditivo para vacinarmos a população”, orienta Luzia Marcia.

Ribeirão Preto atingiu a marca de 60% da população com o esquema de vacinação completo, mas a complementação da imunização com a segunda e terceira dose é fundamental para a proteção contra a Covid-19.

“Os números estão caindo, mas somente com a vacinação completa manteremos a pandemia sob controle e estaremos todos protegidos para enfrentar a Covid-19”, alerta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui