Foto: Freepik

Psicólogo é ser o colo, o ombro amigo, o abraço, o lenço, o guia. É dar ouvidos ao outro naquilo que nem sempre se pode compartilhar com ninguém. É ser o guia para que também empresários, empreendedores e líderes encontrem dentro de si mesmos as soluções e os melhores caminhos da evolução e do que se tem de melhor guardado. Fazer terapia ou pedir assessoria não é sinal de fraqueza, mas sim, demonstração de coragem, lucidez, força e determinação para mudar e para melhorar.

E para iniciar essa oportunidade de ajudar no crescimento das pessoas, estarei falando um pouco mais sobre liderança. Existem hábitos que fizeram de grandes líderes admiráveis: sem limite para generosidade, estabilidade, acessibilidade, otimismo, humildade e integridade.

A capacidade de liderança determina o grau de eficácia de uma pessoa e de uma organização. A liderança determina o seu limite de eficácia e o impacto que uma pessoa poderia causar se torna somente uma parcela do que poderia ser com uma boa liderança. E aqui vem mais um conceito que mede a liderança: Influência, que seria o poder de produzir um efeito sobre os seres ou sobre as coisas, e claro, estaremos sempre falando sobre a versão positiva dela: influenciar para o bem, para o crescimento, para a evolução. A essência de todo o poder de influenciar está em levar a outra pessoa a participar.

A medida da liderança não está relacionada a nenhum atributo físico, poder, admiração ou carisma, e sim a sua influência. Prova disso são os seus seguidores, pois se você não tiver influência nunca conseguirá liderar os outros.

No nosso próximo encontro, falaremos de 5 mitos, 7 características e 5 fases possíveis do crescimento da liderança.

Coluna | “Psicologia e Inteligência Emocional” Psicólogo formado pela universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, com aperfeiçoamento em pesquisa e mestrado realizado durante três anos, também pela USP, na área da psicologia organizacional, abordando principalmente temas tais como: Liderança, Trabalho em equipe, Motivação, Alinhamento de crenças, Sociometria, Diagnóstico das organizações, Análise comportamental e busca do desenvolvimento profissional de Empresarios, empreendedores e colaboradores nas diversas áreas de atuação no mercado de trabalho. Também realizador de atendimentos para outras áreas terapêuticas em psicologia, para análise de outras formas de apoio ao ser humano.

Deixe uma resposta